terça-feira, 2 de março de 2010

Mestranda em Crise



O título desta postagem não é nem um pouco subjetivo e explica em grande parte meus sumiço daqui nos últimos meses. Pensei em dar uma "quebrada" nisso de só postar assuntos mais teóricos e dar uma refrescada com assuntos da vida acadêmica que nós, pós-graduandos, enfrentamos todos os dias.  
A verdade é que eu não conheço um mestrando ou doutorando que nunca tenha passado por uma "crise acadêmica", que não tenha ficado sem dormir algumas noites por causa de alguma banda que não apareceu no seu no gel ou por resultados que cismam em não ter explicações lógicas.
Isto não quer dizer que não amamos o que fazemos, que não temos aquela coceirinha pra fazer algum experimento (mesmo que financeiramente impossível) quando lemos artigos daquele grupo que publicou na Nature semana passada, ou que não adoremos falar sobre nossos projetos, mesmo quando não perguntados. Acredito que essas crises sejam bastante saudáveis, porque fazem a gente parar da nossa rotina louca pra pensar um pouco: "Peraí, porque eu tô fazendo isso? Será que estou indo pelo caminho certo, ou só estou dando voltas? Será que não haveriam outros meios melhores pra se chegar à resposta que eu quero?"
Eu sinto que, hoje em dia, tenho zilhões de dúvidas a mais do que tinha quando iniciei meu mestrado, como se cada resultado meu me desse mais perguntas que respostas e,  talvez por ser uma iniciante nesse mundo acadêmico, às vezes bate um desespero de querer saber tudo de uma só vez e uma certa desmotivação de saber que ainda vou demorar ou talvez nunca tenha as respostas de algumas das perguntas que me faço. Por outro lado, ao ver outros pesquisadores falando de suas linhas de pesquisa, vejo como muitas se originaram do "acaso" e de perguntas antes sem respostas e isso me entusiasma a seguir em frente, na esperança de um dia ter uma maior maturidade e paciência, virtudes que acredito serem imprescindíveis em qualquer pesquisador.


PS: Uma citação que ouvi hoje e que veio a calhar:

"The beginning of knowledge is the discovery of something we do not understand. "
Frank Herbert